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Alimentos para deixar os cabelos mais brilhantes
 
Nutricionista dá dicas para manter as madeixas mais bonitas

Edição: Marisa De Lucia

Não são só os hidratantes capilares que fazem os cabelos ficarem com mais 
brilho e visualmente mais saudáveis.Os alimentos também podem 
ser grandes auxiliares na busca pelos fios perfeitos. 



A nutricionista Elaine de Pádua enumera alguns alimentos e compostos 
e explica as suas principais características para o tratamento dos cabelos.
As castanhas, as amêndoas, os cereais integrais e o germe de trigo são 
compostos pelo zinco, que é um elemento essencial para o crescimento 
e desenvolvimento dos cabelos. 



“Um cardápio pobre em zinco pode refletir na redução do mineral na fibra 
capilar. Sua deficiência pode causar cabelos finos, quebradiços, sem 
brilhos e avermelhados”, disse a nutricionista.

A especialista destaca também a biotina, ou levedo de cerveja, dentre 
os compostos que fazem bem aos cabelos. Segundo ela, a substância previne 
cabelos quebradiços já que estimula a biossíntese capilar.

“A biotina pode restaurar os fios deixando-os sedosos, brilhantes e 
macios, principalmente em cabelos com déficit desta vitamina. Porém, a 
ingestão excessiva de álcool, café, ovos crus e antibióticos, comprometem 
significativamente os níveis de biotina, bem como sua absorção pelo 
organismo”, comenta Elaine.



O consumo de biotina e zinco têm se mostrado eficiente na manutenção capilar 
deixando os cabelos mais restaurados e também mais resistentes. Desse modo é 
recomendado consumir uma colher de sopa de levedo por dia (cerca de 8mg/dia).

O silício, que está presente na aveia, na sardinha e na cavalinha, 
estimula o crescimento de cabelos, já que auxilia no desenvolvimento das 
proteínas fibrosas. A deficiência de silício gera cabelos secos, fracos e 
quebradiços. 



“Outra boa função do silício é na redução de pontas duplas, já que as 
principais causas da desestruturação do colágeno é a sua diminuição”, explica. 
Ela recomenda uma colher de sopa de aveia todos os dias, ou um filé de peixe 
por semana. 

Outro conselho da nutricionista é a ingestão de água. Foi demonstrado 
em um estudo na Dermatology Clinic que o consumo de 120 gramas de proteína 
mais dois copos de água diariamente evitam o ressecamento da cutícula (evitam 
que a cutícula capilar se abra), isso por conta do aumento da capacidade de 
retenção da água (hidratação do fio). 

“Cabelos sem brilho e ressecados sinalizam cutículas bastante danificadas 
devido a diminuição da quantidade de aminoácidos, então a sugestão é beber 
dois litros de água por dia”, finaliza Elaine.
 
 
 
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