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Conheça os alimentos que ajudam a combater a acne
 
Nutricionista dá dicas de alimentação saudável

Edição: Marisa De Lucia 

Não são só os tratamentos externos, como cremes e técnicas dermatológicas, 
que servem para eliminar e prevenir a acne, é possível também as 
eliminar de dentro para fora.



A nutricionista Elaine de Pádua explica que alguns alimentos podem 
ajudar a eliminar a acne, ou fazê-las diminuir de tamanho e outros também 
podem colaborar para que elas apareçam. 

“Quem não tem o hábito de ingerir frutas, verduras e legumes e ingerem altas 
quantidades de alimentos ricos em farinha refinada, chocolate e produtos 
industrializados costumam ter uma pele pior do que aqueles que mantêm um 
cardápio balanceado. Devemos consumir com moderação alimentos 
industrializados com alto teor de conservantes, corantes, aromatizantes e sal, 
além de tomar cuidado com frituras e embutidos”, conta Elaine.



Segundo um estudo publicado no Journal of American Academy of Dermatology, 
pessoas que ingerem carboidratos refinados e açúcar podem piorar o 
quadro de acne, principalmente para quem já tem o histórico da doença. 

“A razão se deve por culpa do índice glicêmico, já que alimentos com alto IG 
aumentam as taxas de glicose no sangue, o que aumenta a produção de insulina 
e que em excesso aumenta a taxa de gordura corporal causando um 
desequilíbrio orgânico”, diz a nutricionista.

A especialista recomenda para a prevenção e tratamento da acne o consumo de 
Vitamina C (mamão, goiaba, salsinha, pimentão, acerola, brócolis, 
tomate) e beta caroteno, (cenoura, abóbora), que são os nutrientes com maior 
ação antioxidante encontrados. 

Elaine recomenda também a ingestão de zinco, devido a ação anti-
inflamatória (frutos do mar, ovos, semente de abóbora, de girassol) e 
cromo, devido a diminuição da resistência à insulina (uva, passas, 
cereais integrais).

“O consumo de vitamina B6 também é recomendado porque ele equilibra o 
metabolismo hormonal, assim como a vitamina B2, que controla a 
oleosidade da pele (gema de ovo, cereais integrais, feijão, soja, grão de 
bico, lentilha)”, diz Elaine. 

Veja algumas dicas de alimentos que ajudam na diminuição da acne:

MIX DE ÓLEOS

Ingredientes e modo de preparo: uma colher de sobremesa de óleo de macadâmia 
+ uma colher de sobremesa de óleo de linhaça + uma colher de sopa de azeite.

Misturar e jogar na salada.

O ideal é consumir todos os dias.

SUCOS

Sucos de hortaliças frescas (couve, agrião, alface, aipo, batido com maracujá 
e maçã mais água (100 ml) ajudam muito na diminuição do processo inflamatório 
da acne.

1 copo de 200 ml por dia é suficiente.

LEGUMES E FRUTAS

Abobrinha, cenoura e damasco são fontes de betacaroteno que podem desacelerar 
a atividade das glândulas sebáceas. Abacate e banana têm vitamina B6, que 
ajuda a regular os hormônios que causam as espinhas.

Consumir pelo menos 2 vezes na semana. Incluir na salada, na sopa, picadinho 
no arroz.

Uma banana por dia e 2 colheres de sopa de abacate 2 vezes por semana

Sobre Elaine de Pádua

Nutricionista pós-graduada em Nutrição nas Doenças Crônico-Degenerativas pelo 
Instituto de Pesquisa e Ensino do Hospital Israelita Albert Einstein. 
Especialista em Adolescência para equipe multidisciplinar pela Universidade 
Federal de São Paulo - UNIFESP. Pós-graduada em Nutrição Funcional pela 
Universidade Cruzeiro do Sul,  atualmente é mestre pela UNIFESP.  Autora do 
Livro “O que tem no prato do seu filho?”, Editora Alles Trade, Elaine ministra 
palestras em diversas empresas como Nestlé, Itaú Unibanco, Bovespa, Grupo O 
Boticário etc.
 
 
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